9 de dezembro de 2007

Benfica-1 Sporting-0 de 1997





Download do video aqui.

Decorre no SerBenfiquista uma votação para decidir qual foi o melhor estrangeiro de todos os tempos a envergar a camisola do Benfica.

A partir de uma lista de 30 (fabulosos) jogadores, foram escolhidos os 5 mais votados, e decorre agora agora a decisão final: Qual foi afinal o melhor jogador estrangeiro da História do nosso clube?

Terá sido Ricardo Gomes? Um jogador de suprema classe, um patrão com um inusitado faro para o golo.
Ou Mozer? Outro grande central, talvez o estrangeiro que melhor encarnou a raça e mística Benfiquista.
Valdo? Sem dúvida, um nº 10 de classe fabulosa, então titular da selecção do Brasil, que fazia como poucos a ligação entre o meio campo defensivo e ofensivo de uma equipa.
Isaías? Era um avançado destinado aos grandes momentos e capaz de momentos de pura magia.
Ou finalmente Preud'Homme? Que será provavelmente um dos melhores guarda-redes da História do futebol mundial.

Claro que isto é sempre subjectivo e às tantas dá vontade de atribuír o título a todos, mas a minha escolha recaiu exactamente em Michell "le saint" Preud'Homme. Tenho grande respeito e admiração pelos outros 4 jogadores (principalmente pelo Isaías, por razões que já expliquei), mas sinceramente acho que o Preud'Homme pertencia a um nível aparte.

Poder-se-à dizer que Preud'Homme pouco venceu ao serviço do Benfica (apenas uma Taça de Portugal), mas que culpa tem ele disso? Se Isaías, Ricardo Gomes, Valdo ou Mozer tivessem jogado no Benfica de 94/95 a 98/99 teriam eles contabilizado títulos? Por isso não me parece justo afastar o Belga por esse motivo.

Por outro lado, quantas derrotas e vergonhas nos evitou o Preud'Homme? Mas acima de tudo, o que melhor recordo da passagem de Preud'Homme pelo nosso clube era o orgulho que eu sentia, por ter no meu Benfica o melhor ou um dos melhores guarda-redes do mundo.

E toda essa sua categoria, elasticidade, agilidade, felinidade, and so on and so on, poderá ser vista neste video.

Foi um Benfica-Sporting da época 96/97, a tal em que se dizia, e com toda a razão, que o Benfica era Preud'Homme, João Pinto e mais nove.

Aos 15 minutos o menino de ouro cumpria a tradição de marcar aos lagartos e a partir daí, começou o show Preud'Homme. Defesa após defesa, todas as investidas lagartas morreram nas mãos do belga, e reparem como ele segurava as bolas, em vez de as socar, mostrando nesse pormenor toda a sua classe, segurança e categoria.



E quanto a vocês, qual foi o melhor estrangeiro da História do Sport Lisboa e Benfica?

Ps: O blog ultrapassou na passada 5ª feira as 50.000 visitas! Muito obrigado a todos os visitantes e continuem a visitar este estaminé, pois a felicidade de pertencer a um clube como o Benfica também é este: já lá vão quase 100 videos, quase 100 momentos altos do nosso clube e ainda há tanto, tanto por recordar :-).

Ps2: Por engano, na intro do video está referido "Sporting-0 Benfica-2, época 2002/2003". Como é fácil de perceber, é um lapso. Podia fazer novo upload do video com isso corrigido, mas não tenho pachorra :-).

19 Comentários:

Anónimo disse...

O Preud'Homme, foi um dos melhores do Mundo, de todos os tempos, na sua posição, na minha opinião só tinha um defeito, era os penaltys!!! o homem não defendia um, e ainda por cima tinha uma tactica estupidamente simples, de perceber. Quando havia séries de penaltys, atirava-se sucessivamente, para um lado, e depois para o outro, nunca mudava, tenho a certeza que os adversários, já sabiam para onde ele se ia atirar, antes da marcação do penalty...

Em relação ao melhor estrangeiro, é extremamente difícil escolher.
Relembro mais alguns que poderiam ser escolhidos:
Thern
Filipovic
Stromberg
Gamarra

Anónimo disse...

Stromberg
Ricardo
Mozer
Filipovic
Valdo
Preud Homme
Gamarra
Poborsky
Schwarz

Anónimo disse...

sem duvida um idolo de infancia preud'homme....inesqueciveis defesas! e ai n tinha uma grande qualidade dele...ao sair-se aos cruzamentos segurava com uma mao! q segurança! n vi mais nenhum a fazer isso...de relembrar a despedida dele como jogador profissional em que o estadio aplaudiu em pé e salvo erro foi substituido pelo traidor do enke.mas notava-se na comovida despedida q apesar do deploravel estado do benfica na altura, ele tinha orgulho naquela camisola. ja agr...chegou a ser director desportivo ou qq coisa n?pq e q nc teve outro tipo d oportunidades?

Anónimo disse...

Eu votei no Valdo.
Espalhava magia em campo e sabia controlar a bola.

Parabéns por este blog ser um sucesso (tem tudo para o ser).

HuGuiTu disse...

O melhor estrangeiro... hmmm... tenho saudades do Edilson.

Martunis disse...

Thern, Shwartz, Preud'homme, Mozer, Ricardo, Stromberg...e um que ainda hoje tenho saudades dele...Poborsky!!!!

Depois há um que só conheço da Tv: Reinaldo: o 1º estrangeiro a jogar no benfica.

Parabéns pelos 50.000...algumas delas são minhas.

Abrace

Júri Faustino disse...

Houve muitos estrangeiros bons (Isaías, Ricardo, Thern, Schwarz, Gamarra, Poborsky...) mas tens inteira razão, do nível do Preud'Homme não houve mais nenhum!

T-Rex disse...

Preud'Homme foi fabuloso, embora para mim Manuel Bento seja para sempre o grande Nº1 do S.L.Benfica.
Preud'Homme, Costa Pereira e Zé Gato também foram enormes, mas Bento foi o melhor até por ser a antítese quase perfeita do "guarda-redes ideal". Ficou provado que não só a altura e a agilidade fazem um guarda-redes. Paixão, esforço, garra e, acima de tudo, muita coragem elevaram-no um degrau acima.

Mas falando de estrangeiros, aqui fica o meu "onze ideal", composto apenas por jogadores que vi actuar ao vivo:

Michel Preud'Homme;
Carlos Mozer, Carlos Gamarra e Ricardo Gomes;
Jonas Thern;
Karel Poborsky, Glenn Stromberg, Valdo Filho e Stefan Schwarz;
Mats Magnusson e Izaías Soares.

Qual galácticos, qual quê! ;)

Vedeta ou Marreta ?

LF disse...

Pelo que fez na sua primeira passagem pelo clube: Valdo

Anónimo disse...

Michel Preud'Homme sem duvida... foi o melhor guarda redes k vi jogar em toda a minha vida. tivemos grandes estrangueiros n benfica como o grande valdo,o karel,thern mas o michel foi,para mim, o melhor... espero daki a uns tempos incluir o cardozo nesta lista,tenho esperança....

Anónimo disse...

Michel Preud'Homme sem duvida... foi o melhor guarda redes k vi jogar em toda a minha vida. tivemos grandes estrangueiros n benfica como o grande valdo,o karel,thern mas o michel foi,para mim, o melhor... espero daki a uns tempos incluir o cardozo nesta lista,tenho esperança....

José Borges disse...

o Valdir que aparece neste vídeo. E o primeiro estrangeiro foi o Jorge Gomes do qual me orgulho de conhecer pessoalmente. O Amaral, Ailton, Claudio Cannigia(não teve a sorte de seu lado), Donizete (o traidor, mas enquanto esteve jogou muito).

Anónimo disse...

Este resumo mostra bem aquilo que foi o Benfica durante vários anos: o João Pinto a resolver no ataque e o Preud'Homme a defender tudo na baliza do Benfica.
Dois grandes jogadores que passaram pelo nosso clube.

Anónimo disse...

Não acho que este tenha sido o melhor jogo do Preud Homme...houve um jogo com o Porto, para a Supertaça, creio, que ele fez inumeras defesas impossiveis...nunca tinha visto nada assim...Ainda assim acho que perdemos. Foi em Viseu, acho...se alguem se recordar..

Anónimo disse...

Votei Michel também. Um extra-terrestre, um fenómeno incrível. É impressionante como agarra todas as bolas, sem falhas, sem precisar de dois tempos.

No resumo do jogo ficou por mostrar um falhanço do Valdir com uma trivela de primeira patética completamente isolado, estou enganado, Bakero?... :)Memórias da bola que não se apagam...

Em4Lyf disse...

Bakero, parabéns por tudo isto e por teres mantido o Blog em alta.

:)

Es enorme.

Desculpa por ter sido um mau "partner". :| Tenho andado ocupado com cenas de Universidades e o caraças, mas quero fazer um comeback, e gostava que fosse com um video do JVP. Depois falamos...

Anónimo disse...

bakero no blog amo te benfica existe um video do joao santos a falar do guarda abel era interessante pôr isso no youtube sobre o tema apito dourado se puderes vai la e vê o video eu sei ke em vez de pedir devia fazer eu mas eu nao percebo nada destas cenas de faazer ou colocar videos e acho ke é sempre importante contribuir para a historia do grande fcporkos

Quetzal Guzman disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Quetzal Guzman disse...

Tantas vezes gritei o nome dele na Luz. Guarda-redes fantástico e de um profissionalismo exemplar. Mas o Bento é o Bento, ídolo de infância e responsável por ser o gajo estranho que na rua gostava de jogar à baliza.
Para melhor estrangeiro escolho o Valdo, com o Ricardo Gomes muito perto.