29 de novembro de 2008

Sporting-0 Benfica-1 de 2000





Download do video aqui.

Sim, é o do Sabry :-)

Apoiar um clube de futebol é vivenciar emoções que a vida real, tantas vezes pálida e monótona, não nos transmite. E um dos sentimentos que o futebol transmite e que poucas coisas na vida conseguem igualar é o delírio inesperado.

Foi o que aconteceu neste Sporting-Benfica de 2000. Parecia o Jogo da Vida dos sportinguistas, o cenário perfeito para coroar o leão após 18 anos de tormenta, o sonho mais desejado: quebrar a seca à custa do maior rival e poder ter o prazer intemporal de rebentar a festa na cara do rival de sempre. A verdade é esta: tem o jogo corrido de outra forma e ainda hoje eles não se calavam com esta tarde de maio de 2000.

A verdade é que no futebol nada é certo, nada é garantido. E é por isso que o delírio inesperado acontece, lá está, quando é menos esperado.

Lembro-me que durante a semana me debati com a ideia se devia ou não assistir ao jogo na tv. Após longa reflexão achei que não ver era, de certa maneira, abandonar o meu clube (e se tive todo este problema em ver o jogo na tv, só posso imaginar o que passou pela cabeça dos bravos Benfiquistas que foram ao estádio!).

Durante os primeiros 45 minutos, vi-os a olhar de relance para a tv e com o som desligado. No início da 2ª parte resolvi colocar o som, mas baixinho, baixinho, baixinho...

E a verdade é que consoante os minutos foram avançando, mais e mais os meus olhos se foram fixando na televisão, mais e mais o som foi aumentando até ao delírio inesperado do golo do Sabry.

Este jogo é daqueles que ainda hoje me pergunto como foi possível o Benfica ganhar. É que refiro só a defesa para que se perceba o que digo: Rojas, Sérgio Nunes, Ronaldo e Andrade. Como é que esta defesa não sofreu qualquer golo!?

Claro que o Benfica existe para vencer campeonatos e não para ser desmancha-prazeres, mas não haja dúvida que soube muito bem não permitir que o Sporting fosse campeão à nossa custa...cabeçudos nunca! E voltámos a provar o mesmo 2 anos depois, cabeçudos nunca! Daqui a uns tempos será esse derby a vir cá parar.

Ps: Quanto ao que aconteceu na 5ª feira: doeu, dormimos mal, comprometemos quase irremediavelmente um dos objectivos, mas a vida segue. E na 2ª feira seremos líderes!!

Ps2: No final do video, mais uma prova da grandeza extra-fronteiras do Benfica.

Ps3: Podem ver aqui outro video sobre este jogo, que se centra mais na festa dos lagartos...antes do jogo, claro :-)

22 de novembro de 2008

Benfica-5 R. Chorzow-1 de 1996





Download do video aqui.

Vou directo ao assunto: apresento este video, mais do que pela goleada, pelo 5º golo do Benfica. É um livre marcado pelo Valdo e merece ser visto e revisto! Exactamente por isso alarguei o video até à última repetição do lance, na transmissão da RTP. Dá ideia que até o árbitro ficou tão impressionado que imediatamente acabou o jogo. Que golão! E que jogador!

Este jogo tratava-se da 1ª Eliminatória da Taça das Taças, que o Benfica disputava fruto da conquista da Taça de Portugal no ano anterior. Previsivelmente, dado o fraco poderio do adversário, foi acessível eliminar estes polacos, mas mesmo assim e dado que estávamos no início da época, lembro que foi um resultado que animou bastante as hostes encarnadas. E subiu ainda mais o entusiasmo quando 3 dias depois o Benfica recebeu o V. Setúbal para o campeonato e venceu por novos 5-1! Só que dias depois dessa goleada, o Benfica voltou a jogar em casa e quem se lembrar do que aconteceu, lembra-se. Quem não se lembrar...ainda bem!

Ps: Outro jogo que ocorreu neste início de temporada 96/97, foi uma deslocação a Rio Ave que o Benfica venceu por 1-0. E trago este jogo à memória, porque precisam de ver (aliás, ouvir) a desilusão com que o comentador da RTP comenta o golo e a sua procura desenfreada por um fora-de-jogo, por uma faltinha, por qualquer coisa que manchasse o golo do Benfica. Priceless!

11 de novembro de 2008

Estoril-1 Benfica-2 de 2005





Download do video aqui.

Já que estamos com a mão na massa, recordemos outro memorável jogo da época 2004/2005. E se há jogo que ficará na memória de benfiquistas e não só (principalmente nos "não só"), é este!

Já umas semanas depois do FCPorto-Benfica que abordámos no post anterior, o Benfica deslocou-se ao Algarve para defrontar o Estoril. E ao Algarve, porque o Estoril, que estava já practicamente despromovido, poderia assim fazer num só jogo uma receita equivalente a mais de 1/4 do seu orçamento anual!

Refira-se também que, como é referido no video, jogos em campo neutro são tudo menos casos virgens no futebol português, e este caso chega a ser caricato pelas coincidências.

Também a actuação do árbitro é relembrado como algo de escandaloso, mas como sempre, apenas por quem ficou com dor de cotovelo relativamente a esse campeonato que vencemos. Uma das expulsões do Estoril é inteiramente justa, e a outra é por palavras, sendo que aqui só o jogador e o árbitro podem saber o que foi proferido. Se dúvidas houvesse, basta atentar na avaliação do desempenho do árbitro, efectuado pela dupla de comentadores da TVI, que, como bem sabemos, gostam tanto do Benfica como eu do FCPorto.

Falando finalmente no que este jogo realmente significou: 30.000 benfiquistas no Algarve (e que outro clube do mundo consegue colocar tanta gente num jogo a 300 kms da sua base!?) e um passo importantíssimo dado rumo ao título. Foi sofrido, como practicamente todos os jogos do Benfica nesse campeonato, mas o golo do Mantorras (e quantas vezes foi ele o nosso salvador!) a poucos minutos do fim, lançou o delírio naquele mar vermelho (sendo que muitas "gotas" provavelmente assistiam ao Benfica ao vivo pela 1ª vez).

Este foi um caso típico de "os cães ladram e a caravana passa" E se a caravana festejou passadas umas semanas!