10 de janeiro de 2011

V. Guimarães-1 Benfica-2 de 1993





Download: Aqui.

Video Extra: Benfica-5 Amora-0 (1/4 de Final).

Antes de mais, um sincero agradecimento a todos os que me congratularam pelo regresso, quer tenha sido aqui no blog, nos fóruns ou no twitter. É bom saber que gostavam do blog e continuavam de olho nele.

Bom, recuperando algo que eu tentava fazer (manter uma certa ligação entre o presente do Benfica e o video que coloco), resolvi reabrir o blog com um jogo do Benfica para a Taça de Portugal (dado que se joga daqui a 2 dias o Benfica-Olhanense).

Este jogo foi para as meias-finais dessa competição (época 92/93) e foi uma vitória dramática! Marcou o Guimarães logo a abrir, até que, depois de muito penar, o Benfica lá conseguiu empatar a 15 minutos do fim pelo suspeito do costume, o grande Isaías! E foi mesmo no último minuto que o Benfica conseguiu o passe para a final, aproveitando uma falha monumental de um defesa do Guimarães, a que o Rui Águas disse "então muito obrigado".

Agora, devo confessar que trago este video por duas razões: porque é um acesso a uma final conquistada como a gente gosta, com sangue, suor e lágrimas, mas também porque senhores e senhoras...oh a emoção! Oh o extravasar de sentimentos! Oh a intensidade! Oiçam-me bem como comenta o José Nicolau de Melo o 2º golo do Benfica. São segundos cómicos com o homem a tentar disfarçar da melhor maneira possível e a balbuciar qualquer coisa ahah. Oh santa azia!!
Recorde-se que já antes o Benfica tinha eliminado o FCPorto nos 1/8 de final, numa eliminatória fantástica em que o Benfica reduzido a 10, empatou nas Antas, com um golo do Mostovoi no último minuto e uma vitória por 2-0 na Luz na repetição, com um golaço do Isaías pelo meio. Nos 1/4 de final o Benfica derrotou o Amora por 5-0 (os golos do jogo no video-extra) e na final...ui, essa final bem sabemos como foi! Um hino ao futebol de ataque, 90 minutos explendorosos no que terá sido uma das melhores, senão a melhor final da Taça de Portugal dos últimos 20 ou 30 anos.

Esperemos que o Benfica ultrapasse a Olhanense e avançe para a final da Taça de Portugal deste ano. Já está na hora de chegarmos à 25ª Taça!

E agora digam de vossa justiça na caixa de comentários.

12 Comentários:

Anónimo disse...

Lindo!!!todos os dias venho aqui ao blogue ver se já havia jogos "novos" do glorioso,e agora tenho esta linda surpresa!!!Amigo Bakero,não o conheço pessoalmente,mas vir aqui a este TEMPLO faz-me regressar no tempo...graças a Deus que existem benfiquistas como tu!!!Amo o Benfica,amo as camisolas berrantes,amo a vènia ao terceiro anel(somos o UNICO clube do mundo a faze-la),amo-te GLORIOSO S.L.B!!!Bem vindo de novo Bakero!!!!

Éter disse...

A irritante voz nasalada do Nicolau de Melo acompanhou a minha adolescência. É quase um milagre eu ainda gostar de ver futebol na televisão.

Jotas disse...

Caro Bakero, depois de ler o post do Constantino, não podia deixar de ficar insensível com o rapto da Iguana, a PJ já anda atrás do gajo, eh eh eh.
Linkei o teu blogue, por solidariedade, eh eh eh.

Ricardo disse...

O José Nicolau de Melo é das figuras mais escabrosas que alguma vez comentou jogos em Portugal. Aquele meio falsete anasalado combinado com anti-benfiquismo primário e nenhuma noção futebolística foi uma bomba a que, como diz bem o Éter, não sei como sobrevivemos. Quantas vezes Gabriel Alves, Rui Tovar (outro anasalado), Disparates!

Quanto ao jogo, aquele golo do Isaías é muito bom. Saudades desse touro. Grande jogador.

A final foi épica.

Virgul disse...

Parabéns pelo regresso.

Anónimo disse...

S´me custa ver aquele palhaço Jesualdo no banco...

Manuel Neves disse...

Welcome back!

Manuel Neves disse...

Welcome back!

Anónimo disse...

com o meu pai, ouvimos esse jogo na radio. lembro-me quando sofremos o golo, o meu pai ter dito : "vamos a uefa e ja nao e mau !", e tambem lembro-me que marcamos os 2 golos quando o paulo futre foi substituido o que era incompreensivel para o miudo que eu era lol

Anónimo disse...

serguei iuran !!! meu idolo de infancia!!! ganda jogador!!

Paulo Costa disse...

Antes de mais felicitar o Bakero pelo blog e pelo regresso.

Do resumo o que chama mais a atenção é a forma como o Nicolau de Melo constata que o Benfica marca golos.
Aconselho a verem também o resumo dos 3-3 em 93. Horrivel essa pessoa.

Duriense disse...

Para já, o meu MUITO obrigado por serem as pessoas k mais postam resumos da "velha guarda" do GLORIOSO...:)
Será k vocês me conseguem facultar o 1º jogo k vi ao vivo?
Trata-se do Guimarães-1 vs SLB-4(1985), como devem imaginar seria um estronde recordar isso!!!
Obrigadão!!!
jdmeneses@msn.com