9 de outubro de 2008

Benfica-0 Barcelona-0 de 1991





Download do video aqui.

Video-extra: Sparta Praga-1 Benfica-1

Fiquei furioso com o empate com o Leixões. É a prova de que aquilo é um conjunto de pseudo-vedetas e de que o nosso treinador não tem capacidade...

Bah, tretas. Eu disse que não ia ao 8 e não fui mesmo! Claro que me custou, como a todos certamente, o golo do Leixões mesmo ao cair do pano, mas continuo convencido de que estamos no bom caminho.

Agora fiquei um pouco expectante relativamente ao nosso grupo da Taça UEFA...isto era suposto ser a 2ª divisão do futebol europeu! É que apanhando Olympiakos e Galatasaray (principalmente estes) fica a ideia de que estamos na Liga dos Campeões.

E era exactamente aqui que eu queria chegar, para poder fazer a transição para o video :-). Como campeão português em 90/91, o Benfica participou na última edição da Taça dos Campeões Europeus, mas que já apresentava um esquema muito semelhante ao que surgiria na Liga dos Campeões.

E isto porque, após ultrapassar duas eliminatórias (contra Hamruns Spartans e a mítica disputa com o Arsenal), o Benfica foi para uma fase de grupos, onde o 1º classificado seguiria para a final.

O Benfica lutaria com Dinamo Kiev, Barcelona e Sparta Praga. E após perder na 1ª jornada, com o Dinamo em Kiev por 1-0 (num jogo que ficou marcado pela gravíssima lesão do Rui Águas, que o afastaria dos relvados durante 1 ano), o Estádio da Luz engalanou-se para receber o Barcelona.

Mas atenção, este não era um Barcelona qualquer, era o dream-team do Johan Cruyff! Aliás, basta ver o onze inicial do Barça, para se perceber como era uma equipa fortíssima (para além de apresentar um tal de Jose Mari Bakero, que por algum motivo qualquer, me fascinava quando era míudo e daí o meu nick).

Só que...neste jogo sofreram a bom sofrer! Basta ver o resumo que apresento, para mostrar as variadíssimas oportunidades de golo que o Benfica criou, que apenas algum azar e muita azelhice não permitiram transformar este nulo numa vitória encarnada.

Nos jogos seguintes da fase de grupos, o Benfica recebeu e empatou 1-1 com o Sparta Praga, resultado que repetiu na deslocação a Praga (sendo que o golo do Benfica teve a curiosidade de a transmissão televisiva ter falhado a visualização. Pois é, não foi só no golo do Maniche na vitória sobre a Holanda no Euro 2004 que tal aconteceu. Podem ver no video-extra).

O Benfica chegava então à 5ª jornada practicamente afastado do sonho da final, mas o sensacional 5-0 ao D. Kiev e uma derrota do Barcelona em Praga, permitiu levar o sonho até à jornada final. Mas no Camp Nou, o Barça venceu-nos 2-1 e avançou para a final de Wembley, que venceria por 1-0 à Sampdoria.

10 Comentários:

Anónimo disse...

Ai bakero não fikes assim furioso com o benfica paa...compreendo porquê mas ja estava a adivinhar, vendo pela forma como eles estavam a jogar...:S Mas tal como tu, sei k estamos num bom caminho, por isso ker ganhar cedo ou perca uns jogos, estou perfeitamente tranquilo com o nosso benfica.

PS: Realmente eu fikei bué furioso com o sorteio da taça uefa!! k injustiça! o benfica n tem mesmo sorte nenhuma! a taça uefa é suposto ser uma competição inferior em relação à champions e agora vêm com esse grupo fudidamente à Champions. Enfim....esperemos k passemos. K achas?

Anónimo disse...

Deste jogo o que salta à vista é: Rui Costa numero 2!!!!
Quanto ao sorteio da UEFA, este estatuto de cabeça de serie está-nos a sair completamente furado, ate o braga esta a calhar com equipas mais fracas

Anónimo disse...

gostei imenso deste post, bakero!
infelizmente houve mesmo muitos benfiquistas que voltaram ao 8.

Anónimo disse...

Gosto da assobiadela por termos empatado com o Barça :D bons tempos realmente

Anónimo disse...

o empate em matosinhos é o refelexo da mentalidade que se vive desde á 15 anos no benfica á quem ache que foi um bom resultado tá tudo dito

norte vermelho

Anónimo disse...

ninguém acha que foi um bom resultado. mas um empate nao é motivo para despedir um treinador que até nos tem dado algumas alegrias em tao pouco tempo. esta mentalidade, a do "empatou? despedem-no!" é a mentalidade que nos custou o domínio no futebol português nos últimos 15 anos. agora sim, está tudo dito.

Anónimo disse...

alguem consegue arranjar o resumo da final da uefa que o benfica perdeu?...

Anónimo disse...

Os que voltaram ao 8 deviam ter vergonha de se chamarem Benfiquistas...

Então queriam o que?queriam que o Benfica ganhasse o Campeonato, a taça uefa, a taça de portugal e a taça da liga com uma equipa nova e um treinador novo?
pá aprendam a ver futebol...é por isso que o Benfica nunca vai voltar a ser o que era, pois a maioria dos adeptos não sabem ter paciencia... é mais que natural que o Benfica não ganhe nada este ano, aliás é provável que isso acontença... o problema é que as pessoas pensam que por se ter bons jogadores, se tem uma grande equipa...e aí está a diferenaça... ter equipa... o Benfica tem jogadores mas não tem equipa ainda...

é preciso ter calma!olhem o exemplo do Real Madrid...tinha tanta estrela e não fez nada...
e olhem o exemplo do Manchester United..que tem o mesmo treinador há anos...
é a diferença... e é aí que se fazem grandes equipas... só que infelizmente isso no Benfica não vai acontecer...

:(

Paulo C.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com o primeiro paragrafo,a tremideira em leça, e na luz com Penafiel outra tremideira ,+ o jogo onde vários jogadores se foram abaixo das canetas;dá para perguntar será com estes pseudos que o Benf.vai ser campeão como querem fazer crer?

Anónimo disse...

Há algumas oportunidades mesmo escandalosas.

Já agora por curiosidade o que aconteceria na classificação se tivéssemos ganho este jogo?