20 de fevereiro de 2008

Sporting-0 Benfica-2 de 1989





Download do video aqui.

Aproxima-se a passos largos a visita do Benfica a Alvalade, e se tudo correr como normal, confio em mais uma das muitas alegrias que temos tido naquele estádio, sem dúvida, talismã para o Benfica.

Basta verificar que nos últimos 10 anos, o Benfica só lá perdeu 3 vezes!

E vitórias foram muitas e saborosas: o esmagador 4-1 em 97/98; o cómico 2-1 na época seguinte com 2 auto-golos do Beto (se bem que o Cadete continue a insistir até aos dias de hoje que foi ele que marcou o 2º eheh); o mítico golo do Sabry no último minuto em 99/00, em que o clube recordou a todos que pode perder campeonatos, mas nunca a dignidade (cabeçudos nunca!); o 2-0 em 02/03 com o Camacho no banco, um resultado escasso para tamanho banho de bola; o memorável 1-0 em 03/04, com o golo do Geovanni nos últimos minutos; e claro, a saborosa vitória da época passada.

Mas desta vez vou recuar mais para trás (ultrapassando o inesquecível 6-3 e o tranquilo 2-0 em 90/91), até chegarmos a 1989.

Tratava-se da penúltima jornada do Campeonato 88/89 e o Benfica já se tinha sagrado campeão na jornada anterior, ao vencer o Estrela da Amadora por 3-0. Portanto, este era apenas um jogo para cumprir calendário e a oportunidade dos benfiquistas continuarem a festa de campeão em pleno Alvalade.

O Sporting esse, estava embrenhado na sua seca que duraria até 2000 e terminaria este campeonato no 4º lugar, a 14 pontos do Benfica (sendo que na altura cada vitória só valia 2 pontos).

E a diferença entre as duas equipas ficou bem patente neste jogo, já que aos 25 minutos já o Benfica vencia por 2-0, golos de Valdo e Abel Campos, e até final foi apenas gerir o esforço e ficava assim assegurada mais uma vitória em Alvalade para a História.

Já agora, merece bastante a pena, verem a continuação dos festejos na semana seguinte, com a recepção ao Boavista.

Ps: O som do clip está um pouco baixo, por isso é favor aumentarem o volume das colunas ;-).

11 Comentários:

Cristina disse...

Um árbitro do Porto para apitar duas equipas de Lisboa... não consigo compreender estas estranhas coincidências.
É natural que uma equipa a perder 0-2 seja a mais ofensiva...o Benfica só precisou de controlar, afinal já éramos campeões. Gostei de saber que já nesta remota época, os verdes treinavam o salto para a piscina. Duas tentativas frustradas...tomem lá duas batatas e venha mais um título!

João Tomaz disse...

Eh eh, a cabeçada do Vital no poste no golo do Valdo é inesquecível...
Vi este jogo na tribuna presidencial dos lagartos. O meu pai disse-me "Quando marcarmos o primeiro golo, vê lá se não te pões aos pulos". Claro está, comecei aos pulos e a gritar golo e os lagartos dos cativos por baixo da pala todos a olhar para cima...

Paulo disse...

Pessoal mais novo, que frequenta há poucos anos o nosso estádio e acompanha o clube, vejam este vídeo e reparem como aquele topo norte estava cheio de benfiquistas!
Actualmente, praticamente só as nossas claques vão ao WC...
Mobilizem-se para o dia 2 de Março e vamos em massa apoiar a nossa equipa contra a lagartagem. Vão a Alvalade!!! Apoiem! A equipa bem precisa...

FORÇA BENFICA!!!

PainKiller disse...

Como tenho saudades do tempo em que o Benfica era uma equipa de futebol e ganhava títulos e conseguiamos assutar na Europa...
Hoje em dia não ganhamos nada e assustados andamos nós!

Cristina disse...

Paulo, os preços de antigamente também não têm nada a ver com os de hoje... O ano passado pediam-me 65€ para ir a Alvalade: chulos! Isto devia ser proibido, mas ninguém faz nada.

Anónimo disse...

Olá
Sou o Moderador do SL Benfica PlanetaPortugal - http://slbenfica.planetaportugal.com
e venho informar que o vosso blog ja está linkado no nosso portal em http://slbenfica.planetaportugal.com/links.php

Agradecemos a gentileza de nos linkarem também no vosso Blog com o código.

<a href="http://slbenfica.planetaportugal.com/" target="_blank">SL Benfica PlanetaPortugal.com</a>

Também temos um sub-fórum dedicado a blogs do Sport Lisboa e Benfica onde podem fazer a vossa ficha de apresentação de acordo com as regras do mesmo.

Estamos a oferecer a todos os blogs do Sport Lisboa e Benfica um quadro de Cotações em Tempo Real das Acções da Benfica SAD. Se quiserem usar basta colocar no vosso blog o seguinte código:

<iframe src=http://slbenfica.planetaportugal.com/bolsa/afiliadosbenfica.php space=0 vspace=0 width=170 height=247 marginwidth=0 marginheight=0 frameborder=0 scrolling=no></iframe>

Se quiserem podem ver a demonstração em http://slbenfica.planetaportugal.com/ferramentas.php

Obrigado

Anónimo disse...

Não tenho a certeza se foi nesta época, se não foi, foi um ano antes, ou um ano depois !!!
A maior assistência de sempre, num jogo de futebol em Portugal, e arredores, aproximadamente 150000 pessoas, mais do que a final do Mundial de Juniores, o resultado foi Benfica 3 - FCP 1, grande exibição do Abel Campos, e hat-trick do Rui Águas, com o primeiro golo do jogo a ser marcado pelo Fernando Gomes.

Na segunda circular havia carros estacionados, em duas faixas de cada lado, entre o Estádio da Luz, e o de Alvalade, só havia uma faixa, para cado lado, aberta !!!

Tinhamos uma grande equipa...

Anónimo disse...

Esses 3-1 da Luz foram salvo erro a 3 de janeiro de 1987...foi na LU e o SLB derrotou o FCP que se tornaria campeão europeu em maio, em Viena...lembro-me de um tal de Tueba, que acho que ofereceu um dos golos ao Rui Águas...

Anónimo disse...

abidos e anonimo tenho informação que nesse jogo de 87 estuveram 137 mil adeptos pagantes. Isto um mês depois da derrota histórica dos 7-1em alvalade!

Anónimo disse...

137 000 pagantes?!!!
Muito bem, eu foi um dos não pagantes, e naquela altura não estava só, com menos de 12 anos ninguém tinha bilhete, depois havia o pessoal da Federação, convites, borlas, amigos porteiros, etc., estiveram mais de 150 000 pessoas a assistir, e curiosamente havia muitos adeptos do FCP, provavelmente à volta de 20 000!!! e começaram a festejar, mas saíram com beiça!!!!!!!!

Anónimo disse...

os tempos eram outros. hoje em dia, para alem das limitacoes dos recintos ( temos metade da campacidade) as vendas para os adeptos, que vao para as claques nao excedem os 2500, 3000 no maximo caso dos adversarios que se deslocam a luz. o futebol antigamente era outra coisa. mas de certeza que esse jogo foi a tarde coisa eu hoje era impossivel